Questões & Respostas
   
 

1) As canoas da Companhia de Canoagem só podem ser usadas em expedições? Posso usar as canoas para passear e/ou pescar?

R: Certamente podem ser usadas em passeios, lazer ou pescarias! Você estará investindo em mais qualidade e segurança para seus programas e diversão, inclusive com a família, pois nossas canoas são projetadas e construídas visando as duras exigências de expedições! CLIQUE AQUI e veja mais fotos de clientes que utilizam suas canoas em pescarias e lazer...

WWW.COMPANHIADECANOAGEM.COM.BR (clique aqui para ir ao início)

Quer ver a opinião de um expert em pesca (o Gugu, da Revista Pesca & Companhia) sobre o uso das canoas da Companhia de Canoagem na pesca ??? Clique aqui!!!

Quer ver um vídeo independente de pesca em canoas??? Clique aqui!

 

2) Qual a vida útil/durabilidade de uma canoa da Companhia de Canoagem?

R: com um mínimo de cuidados e manutenção, sua canoa poderá durar algumas dezenas de anos! A escolha dos melhores materiais e métodos construtivos nos permitem tal certeza. Assim sendo, pense bem se pequenas economias iniciais valerão alguma vantagem ao longo dos próximos 10 ou 20 anos.... Qualidade custa mais caro, mas não traz arrependimentos! Veja também mais informações sobre nossa experiência em canoagem....

 

 

3) Como escolher entre as bordas Ultralight em perfil T6600 de liga de alumínio OU madeira????

R: Não é uma escolha fácil! O charme e tenacidade da madeira são insubstituíveis, mas a praticidade e leveza da liga T6600 são também importantes vantagens. Tal como entre os melhores fabricantes dos EUA e Canadá, a Companhia de Canoagem é a única a oferecer estas opções no Brasil, permitindo uma escolha mais técnica e voltada ao seu uso.

 

4) Onde posso usar a minha canoa?

R: não há limites! Qualquer corpo de água pode lhe trazer grande prazer em uma remada de lazer, expedição ou simples treinamento. Apenas recomendamos que você inicie suas atividades em águas paradas (lagos/represas), deixando as águas em movimento (rios) para uma segunda etapa, quando já estiver mais adaptado à sua nova embarcação. O uso em mar é absolutamente viável, mas fique de olho em ventos/correntes e evite a vontade de "surfar" com sua canoa.

 

 

5) Onde posso/devo guardar a minha canoa? E a manutenção?

R: é uma pena observar que muitas pessoas abrem mão do prazer de possuir uma canoa pela "falta" de um lugar para guardá-la. Entretanto, isto raramente é um problema "de fato".... Em função de seu baixo peso, as canoas podem ser facilmente guardadas penduradas, inclusive em sua vaga de automóvel - caso more em prédio! Tudo o que você precisa são 4 ganchos fixados no teto e dois cabos (alças). Se quiser ir além, é possível até instalar um sistema de "roldanas" para içar e abaixar as canoas diretamente sobre o rack do carro. O local escolhido deverá apenas ser abrigado, evitando o ataque excessivo dos elementos (sol, maresia e chuva) e também o acúmulo de água na parte interna (guarde de boca para baixo se possível).

Manutenção: sua canoa não exige muita manutenção, especialmente se alguns cuidados simples forem observados ao longo dos anos. As bordas em madeira exigem uma vistoria mais criteriosa de tempos em tempos, com aplicação de verniz em toda a superfície (não esqueça as partes inferiores!) e um local adequado para guardar a canoa (livre das intempéries). Temos aqui canoas com mais de 10 anos de uso intenso e em perfeito estado, bem como notícias de canoas que foram maltratadas e quase destruídas em metade deste tempo! Como para qualquer produto, cuidado e manutenção prolongam exponencialmente sua vida útil !

 

6) Existem diversos modelos de canoas?

R: modelos de canoas são como modelos de carros: variações sobre um mesmo tema! Em seu extensivo trabalho sobre a história da canoa canadense, Jamie Benedickson (Idleness, Water and a Canoe, 1997 University of Toronto Press 299p.) observou que todas as variações partem de um grupo de embarcações com características semelhantes, as quais foram "descobertas" pelos colonizadores europeus entre os povos nativos da América do Norte. Assim, a denominação correta a ser adotada para este tipo de embarcação é mesmo "canoa canadense" (ou open-canadian). Alguns modelos foram imortalizados em associação às marcas de diversos fabricantes dos 1800's, como a Chestnut Canoe Company, Peterborough Canoe Company ou Lakefield Canoe Building and Manufacturing Company Ltd.

Os modelos adotados pela Companhia de Canoagem (Ultralight, Explorer, Expedition, Adventure e Tradition) são uma homenagem a modelos tradicionais que existiram ao longo da história, mas mantemos a correção ao denominarmos todas as nossas canoas como "canoas canadenses"

 

7) Uma canoa com Kevlar™ (aramida) é indestrutível ou "à prova de balas" como os coletes deste material?

R: certamente não! Este material apresenta uma enorme resistência a perfurações, aumentando bastante a segurança para expedições de longa duração e/ou em rios desconhecidos. Entretanto, não garante resistência a qualquer tipo de impacto.... Também cabe observar que um colete balístico deste material é composto por uma dezena de camadas, enquanto que em uma canoa estas limitam-se a duas !

8) Canoa canadense ou caiaque???

R: Bem, esta é uma questão que costuma levantar alguma "polêmica".... Entretanto, a resposta é muito simples: canoa!!!

As vantagens das canoas são a maior capacidade de carga, maior conforto, maior manobrabilidade, maior estabilidade e maior variedade de técnicas de remada. Outras vantagens são a possibilidade de uso tandem (duplas) ou solo (apenas um remador) em um mesmo barco, e a grande facilidade para embarcar e desembarcar, aspecto muito importante em passeios e expedições, onde não queremos ficar confinados dentro de um barco apertado!

As vantagens dos caiaques são a maior velocidade e a possibilidade (desde que se domine a técnica!) de fazer rolagem, tonando-o mais indicado para uso em mar picado. A existência do longo "deck" que cobre as pernas do remador (dizem que o caiaquista "veste" o caiaque!) resulta em um enorme desconforto, dada a necessidade de ficar-se em uma posição apenas. Experimente pedir a um caiaquista para ele ficar "em pé" no barco!!!! Mas antes prepare o saco de resgate!!!! :)

Assim, as canoas canadenses consagram-se como melhor opção para passeios, pescarias e expedições em rios e águas calmas (ou mesmo no mar!). Se você pretende ter apenas um barco mais versátil, é consenso entre diferentes remadores que são as canoas canadenses que ocupam esta categoria!

9) É fácil transportar uma canoa?

R: SIM, trata-se de um barco leve (~20 a 30kg, dependendo do modelo escolhido) que pode ser facilmente colocado sobre o carro. Com um pouco de treino, pode ser mais fácil levar uma canoa sozinho do que em duas pessoas! Veja o filme a seguir... (clique no botão abaixo e aguarde o carregamento do filme em seu programa de visualização).

10) Transportando no carro alguns cuidados são essenciais:

a) usar um par de racks de boa qualidade. A marca Thule é consagrada mundialmente e, tal como para as canoas, qualidade custa mais caro, mas não traz arrependimentos! Nossos racks Thule já tem mais de 10 anos de uso intenso e continuam perfeitos!

b) usar cintas de amarração ou cordas apropriadas! Evite usar aquelas fitas com catracas, pois podem danificar o casco da canoa. Este link leva a ótimas fitas de amarração com capacidade para 500kg cada, e são aprovadas pelo INMETRO.

c) Além das amarrações principais no meio do casco passando pelo rack, procure sempre instalar tie-downs na frente e na traseira. Estes cabos não precisam ser grossos e nem devem ser muito tensionados (apenas justos!). A principal função é neutralizar oscilações maiores quando passamos em buracos, curvas muito fechadas ou ultrapassamos caminhões que deslocam muito ar. Se o seu carro não possui bons pontos de amarração, é muito fácil "criá-los". Bastam cabinhos pequenos com nós 8 formando um laço. Estes laços são colocados dentro do capô (com o nó para dentro) de modo que, quando fechamos o capô, os laços ficam para fora e os nós (para dentro!) impedem a saída pela fresta do capô. Pronto! Vc já tem pontos bem seguros para a amarração! Veja as fotos abaixo! (Dicas: laços feitos com fitas mais largas ficam mais elegantes! :) - e procure sempre um lugar que impeça que os laços escorreguem para frente ou para trás)

 

Clientes buscando suas canoas na Companhia de Canoagem!!!!

 

d) E a lei??? Pode-se transportar as canoas sem problemas? SIM. A Resolução CONTRAN 349/2010 dispõe sobre o transporte eventual de cargas indivisíveis e bicicletas em automóveis, caminhonetes e similares. A canoa não deve exceder o limite anterior do carro e, na traseira, ela pode ultrapassar o equivalente a 60% da distância entre-eixos do veículo. A carga deve ser sinalizada e, à noite, deve contar com uma sinalização luminosa e refletiva. Recomendamos o uso de um pisca-pisca led vermelho facilmente encontrado em lojas de bicicletas....

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_349_10.pdf