Um importante aspecto da canoagem em canoas canadenses (lazer, pesca ou expedição) é a possibilidade do canoísta buscar um contínuo desenvolvimento técnico. Dos primeiros usos, onde ainda estamos meio desacostumados com a embarcação, que parece "balançar" ou ser "difícil de fazer andar em linha reta", até quando atingimos um bom domínio sobre as técnicas de remada e, então, sobre os destinos de nossa canoa.

Abaixo listamos alguns passos importantes para suas primeiras experiências serem mais proveitosas e seguras. Em pouquíssimo tempo suas habilidades irão crescendo e você irá superando os pequenos desafios iniciais.

 

1.

Uma sensação marcante para quem inicia no uso de qualquer embarcação (como canoas!) é o "balanço" . No início parece excessivo, mas em pouco tempo aprendemos a dominá-lo e, depois, até utilizá-lo em nosso favor. Como prova de que o tempo traz habilidades, observe aqueles pescadores caiçaras que, sobre canoas bem mais estreitas, ficam em pé e ainda puxam uma pesada rede para cima do barco! Portanto, não se deixe impressionar pelos primeiros usos! Em pouquíssimo tempo você estará bem mais confortável. Afinal, você não acredita que os milhões de canoístas de todo o mundo "nasceram sabendo mais que você", não é mesmo???

 

2.

Os primeiros usos de sua canoa devem se dar em águas mais tranqüilas como lagos ou represas. Assim você terá mais tempo e espaço para ir se acostumando com a embarcação e com as técnicas de remada. Procure consultar uma literatura mais especializada antes de seu início, obtendo assim boas dicas do que fazer e do como fazer. Existem inúmeros títulos disponíveis em língua inglesa, e certamente recomendamos nosso Manual de Segurança e Técnicas, contendo centenas de informações importantes.

 

3.

Pode parecer engraçado, mas a grande maioria dos "acidentes molhados" acontecem quando os canoístas estão entrando ou saindo dos barcos. Embora o "entrar e sair" de uma canoa seja MUITO mais simples e seguro que em caiaques, é sempre bom manter a atenção e seguir algumas técnicas simples! Para evitar este tipo de problema basta tomar-se o cuidado básico de sempre pisar no meio (linha central) do barco, o que reduz qualquer movimento lateral da embarcação. Também, na hora de entrar ou sair, faça um apoio (segurando a canoa pelas bordas) enquanto seu companheiro(a) assume a posição. Colocar a canoa paralelamente à margem e molhar um pouco os pés fazem parte da técnica também!

 

4.

Observando canoístas mais experientes percebemos que, quando em águas mais agitadas, eles assumem a posição "ajoelhada". O objetivo é "abaixar o centro de gravidade" do barco, aplicando o peso do corpo diretamente sobre o fundo do casco. Este procedimento aumenta em muitas vezes o equilíbrio do barco e pode ser experimentado por quem inicia também. Quando transportando cargas utilize-se do mesmo princípio, colocando os objetos mais pesados no fundo. A posição ajoelhada é bastante confortável pois distribuimos o peso do corpo em 3 pontos (apoiamos o corpo - bumbum - parcialmente no banco também!). Para aumentar o conforto você deve usar um pedaço de espuma EVA 12mm no fundo para ajoelhar sobre. OBS: pessoas inexperientes poderão tentar "aconselhar" o rebaixamento dos bancos para obter maior equilíbrio, mas isto implica em enorme desconforto, pois as pernas ficarão mais dobradas e com os joelhos mais altos. Mostre que vc tem técnica e conhecimento mais avançado: abaixe o centro de gravidade com muito mais eficiência e somente quando necessário (águas agitadas).

 

5.

Uma pequena dificuldade inicial é conseguir manter um curso retilíneo nas primeiras remadas (tracking). De fato, isto demanda um pouco de habilidade e entrosamento entre os remadores, fatores que, como você já sabe, vão se desenvolvendo em pouco tempo. Uma dica simples para o início é que os dois remadores remem de modo sincronizado e em lados opostos da canoa. Quem determina o "passo" (freqüência) da remada é o remador de proa (da frente), enquanto o remador de trás (popa) preocupa-se um pouco mais com o rumo do barco, trocando o lado da remada para as correções necessárias.

 

6. Nunca inicie um passeio sem estar devidamente equipado. Coletes flutuadores bem ajustados, alimentos + água, roupas apropriadas, remo sobressalente etc. Mesmo que seja um "passeio curto"!!! Consulte a página com mais Dicas de Segurança.
7.

Com alguma freqüência somos consultados sobre o transporte das canoas sobre carros. Embora a legislação seja restritiva, nunca tivemos problemas (ou notícias de problemas) resultantes do transporte das canoas sobre racks. E já se vão 20 anos, centenas de clientes e milhares de quilômetros de estradas por todo o Brasil! O fator mais importante é obter um bom par de racks e efetuar uma boa amarração. Nunca use elásticos ("aranhas") para prender a sua canoa. Dê preferência a cintas mais largas ou cordas trançadas. Tirantes de segurança na proa e na popa completam uma boa amarração.

..

 

8.

 

A Companhia de Canoagem realiza cursos particulares (ou em grupo) para o desenvolvimento de técnicas de remada e de segurança. Somos certificados pela American Canoe Association (ACA), entidade que reúne mais de 18 milhões de canoístas nos EUA e Canadá. Consulte-nos

 

   

NOVO!
Manual de
Segurança

Dicas de Segurança

Primeiros Usos

Cursos

 

 

 

 

Anavar Uses And Side Effects Anadrol Results Riptropin Tren 100mg Deca Durabolin For Sale Online Winstrol Dosage Igf 1-Lr3 Dosage For Fat Loss Hcg-Insertd-1/2 Getropin For Sale Primobolan Depot 100mg Primobolan Depot Ansomone 10iu Winstrol Anavar Dosage Timing Equipoise Definition T3 Lacrosse Dianabol Alternative Hygetropin Dosage Kigtropin uk Testosterone Enanthate Side Effects