Relatos de Expedições

 

Olá clientes, amigos e entusiastas de nosso esporte: a canoagem de expedição !!!

Desde 1990 realizamos centenas de expedições por diversos rios do Brasil. Abaixo seguem alguns breves relatos. Outros podem ser lidos em nosso livro com uma coletânea de estórias contadas por nós e também por clientes amigos (compre um e ajude a editar o próximo!!). Em 2010 passamos a registrar diversas viagens e passeios em vídeos! LINKS abaixo.... ou,

Clique neste LINK e veja nossa página de filmes no Vimeo!

Neste LINK nossa página de filmes no YouTube.

Esperamos que gostem desse novo formato de relatos..... Aguardamos seus votos de curtir e comentários por lá! Obrigado!

Aqui abaixo alguns relatos com textos e fotografias. Não deixe de adquirir nosso LIVRO publicado em agosto/2013 contendo dezenas de relatos e fotos exclusivas.

Companhia de Canoagem - relatos de expedições em vídeos

Rio Cristalino - MT 2015 - clique aqui

Rio Roosevelt - RO/AM 2014 - clique aqui

Rios Sono e Soninho - Jalapão - TO 2013 - clique aqui

Rio Camaquã - RS 2013 - clique aqui

Rio São Marcos GO 2012 - clique aqui

Rio Pindaíba e Mortes - MT 2010

Este ano passamos a primeira quinzena de julho remando!!! Que Copa do Mundo que nada!!!! O destino escolhido foi apresentado pelo amigo Zé Mário que, morando mais ou menos perto, facilitou toda a logística fazendo uma visita ao local antes. O Pindaíba é muito bonito, mas estava bastante raso. Não chegamos a encalhar ou fazer portagem, mas raspamos os fundos algumas vezes...e olha que a canoa flutua com poucos centímetros de água! O trajeto de 230km foi parcialmente reduzido no final, pois a logística para andar apenas mais 40km no Mortes implicava em muitas horas mais de carro e por estradas precárias. Mas, como combinado, chegamos ao belo (e enorme!) Rio das Mortes.

Rio Pardo - 800km em 3 etapas 2009/2010.

Com suas nascentes em Minas Gerais, o Rio Pardo atravessa boa parte do interior paulista para, então, retornar a Minas, pois deságua no Rio Grande (divisa entre os dois Estados). É um rio surpreendente (como disse o amigo Fabrício), e a poucas horas de São Paulo. O trecho total foi dividido em 3 etapas: a) de Mococa a Serrana; b) de Serrana a Ribeirão Preto e c) de Ribeirão Preto às proximidades da foz. Você poderá ver um relato completo da 3a etapa na Revista Aventura & Ação. Seguem algumas fotos escolhidas:

 

Saco do Mamanguá - SP/RJ 2009

Depois de algumas visitas preliminares, organizamos este passeio para um grupo de 12 pessoas. Foi um grande sucesso! Dias de sol, um pouquinho de chuva, ambiente exclusivo e muita camaradagem! Este programa está disponível para grupos de 6 a 12 pessoas e tem uma duração de 3 a 6 dias. Monte seu grupo e entre em contato conosco!

Rio Cristalino - MT 2009

Após a longa viagem de Manaus a Belém remando, parecia que tudo era muito mais simples! Porém, por sorte, os prazeres são sempre os mesmos!!! Observar a natureza por um ângulo totalmente diferente, viver de forma mais simples, mesmo que por alguns poucos dias, dividir o dia a dia com seus companheiros de viagem, conhecer partes distantes deste enorme país! Em julho de 2009 realizamos uma Expedição Curso ao Rio Cristalino, na companhia de novas pessoas em busca destas experiências! Foi ótimo! Observar as pessoas se integrando à canoagem de expedição é um processo interessante e emocionante. A sensação de "conquista" ao final entre os participantes foi muito forte! Algumas fotos abaixo, mas você pode ter um relato mais completo clicando AQUI.

 

Destaque 2009: Expedição SOLO pelo Rio São Francisco

Dentro de um grande projeto ambiental para relatar as condições do Rio São Francisco, o canoísta João Carlos Figueiredo (60) percorreu toda a extensão desse imenso rio em sua canoa solo. Um grande feito, Parabéns João!!!

 

Expedição Rio Amazonas - AM/PA 2008

O mais longo projeto realizado por nossa equipe! Foram 1800km de rio em 55 dias de viagem (45 dias remando)!

Aproveitando a estação seca na região, partimos de Manaus no final de Setembro, sob sol intenso e fortes ventos de proa! O grupo foi composto por 6 remadores distribuídos em 3 canoas, além de enorme quantidade de carga. A expectativa por algumas praias de areia logo se mostrou como exceção, obrigando-nos a procurar pontos de apoio nas inúmeras comunidades ao longo do caminho onde, cabe ressaltar, SEMPRE fomos muito bem recebidos. Igrejas, escolas, casas de pescadores, pastos de fazendas etc. - foram nossos principais pontos de acampamento.

Planejamos a viagem para cruzarmos o enorme rio apenas duas vezes e em pontos mais estreitos. Mesmo assim, cada travessia durou de 2 a 3 horas de intensa remada, sempre com um olho no céu e outro no trânsito dos enormes barcos, balsas, etc. que transitam noite e dia pelo rio.

No momento estamos preparando duas matérias para publicação em revistas relacionadas a esportes de aventura. Aguarde mais notícias e fotos. Seguem algumas abaixo!!!!

RELATO COMPLETO E MAIS FOTOS DA AMAZÔNIA??? Clique aqui!

 

Expedição ao Rio Azul/São Benedito - PA 2008

Marcada pelo ambiente exuberante, esta expedição de apenas 150km em 6 dias de remada rendeu algumas das mais belas imagens já obtidas em nossas viagens. Delicie-se.....

Expedição aos Rios Guaporé e Verde - MT 2007

ATENÇÃO: esta viagem (e outros textos de nossa autoria) estão no Especial Canoagem da Revista Aventura & Ação n. 146 (maio/junho 2008). Não perca!

Foram mais de 350 quilômetros percorridos nos rios que definem a fronteira Brasil/Bolívia. Infelizmente só o "lado de lá" ainda conserva as belezas naturais que esperávamos encontrar. Nas águas límpidas das centenas de baías e braços a presença de botos, vegetação luxuriante e belos peixes são um espetáculo à parte. Acompanhe mais uma expedição de muito sucesso da Companhia de Canoagem. (clique aqui para o relato completo)

Expedição Rio Cristalino - MT 2006

Percorremos 280km neste belíssimo rio, desde um estreito início até seu médio curso, com destino às águas do grande Araguaia. Com águas calmas e belíssimas praias, trata-se de uma ótima opção para quem procura uma expedição mais avançada de média duração (8 a 12 dias). No restante, as fotos falam por si mesmas....

Rio Paraíba do Sul - SP 2004/2005/2006/2007/2008......

Este é um ótimo programa para quem já domina técnicas mais avançadas de remada, pois inclui pequenas portagens e 16 corredeiras Classe I/II. Outro grande atrativo é sua proximidade de São Paulo, permitindo uma remada de muita qualidade em um simples fim de semana. Nosso grupo tem retornado uma a duas vezes por ano neste interessante destino.

 

 
 

Projeto Mogi-Guaçu PETROBRÁS/NEEA/FIPAI/COMPANHIA DE CANOAGEM

Com o patrocínio da PETROBRÁS, organização do Núcleo de Estudos de Ecologia Aquática (NEEA) da USP São Carlos e apoio técnico da Companhia de Canoagem, estamos percorrendo (e registrando detalhes diversos) dos 600km de extensão do rio Mogi-Guaçu, desde suas nascentes em Minas Gerais até sua foz no rio Pardo, interior de São Paulo. Os equipamentos usados são fornecidos pela Companhia de Canoagem, incluindo duas canoas FV17 Ultralight e diversos acessórios. A expedição foi dividida em 5 etapas de 120km, tendo-se iniciado em abril de 2005 e terminado em outubro de 2006. Os resultados serão apresentados em um livro síntese do projeto. Aguarde notícias...

 

 

 

Expedição Rio Turvo SP 2005/2006/2007/2008......

Realizada em dezembro de 2005, foi nossa quarta descida neste interessante rio do interior de São Paulo, nas proximidades das cidades de Ourinhos, Sta.Cruz do Rio Pardo e São Pedro do Turvo. Esta "4a edição" merece destaque em função da participação de 22 pessoas, distribuídas em 11 canoas da Companhia de Canoagem! Foi a descida "de Natal" de nosso grupo....

 

 

 

 

 

 

Expedição Rio Aquidauana 2005

Realizada em Julho de 2005, cobrimos 305km deste belo (e accessível!) rio do Pantanal Sul. O ponto de partida foi a Pousada Carandá e o ponto final foi o Hotel Parque Passo do Lontra. Entre estes dois breves"laços com a civilização", tivemos 9 dias de belíssimos acampamentos nas margens. O clima ameno da estação, dias de céu azul pleno e a pequena redução no número de mosquitos transformaram esta expedição em um ótimo período de férias.

Não perca a história completa desta viagem, contada pelo Prof. Dr. Eurico Cabral de Oliveira para o Jornal da USP. Clique abaixo para a versão eletrônica do Jornal da USP:

http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2005/jusp736/pag1011.htm

 

Expedição Projeto Velho Chico da fonte à foz (PVCff)

Com uma duração de 62 dias e distância total de 2.860 quilômetros, o Projeto PVCff foi realizado pelo canoísta Armando Golçalves Júnior de Belo Horizonte MG em uma canoa FVK15 Explorer solo da Companhia de Canoagem. Das corredeiras iniciais aos grandes percursos de águas represadas, segundo o canoísta "a qualidade do projeto e de construção da canoa foram fundamentais para o sucesso da expedição".

Resultado de muitos anos de planejamento, essa expedição foi concretizada no segundo semestre de 2004, e pode ser melhor conhecida através do site www.agjunior.com.br. Batizada de "Tio Zé" em homenagem a um parente falecido poucos dias antes de sua partida, o remador comentou que "a canoa mostrou-se como a embarcação ideal para esta expedição", que também contou com diversos acessórios e apoio técnico da Companhia de Canoagem.

 
 

   

Expedição "Afluentes do Paranapanema - SP"

Realizada ao longo de diversas etapas, incluindo rios como Almas, Apiaí-Guaçú, Itapetininga, Taquari, Verde, Pardo, Turvo, Itararé entre outros, além de algumas centenas de quilômetros no próprio Paranapanema e diversos de seus reservatórios. Contou com a participação de vários remadores (amigos clientes) da Companhia de Canoagem.

Total: aproximadamente 950km - anos: 2003 a 2007/2009 - em andamento.

 

 

 
   
   

Expedição "Rio Javaés - TO"

Realizada em meados de 2003, contou com a participação de 4 remadores em 2 canoas Tradition FV15 da Companhia de Canoagem, com as quais exploraram 320 quilômetros deste rio ao longo da face oeste da Ilha do Bananal. A presença de uma fauna exuberante e as enormes praias resultantes da época de estiagem são pontos marcantes desta região, que merece ser visitada por todos os canoístas de expedição em canoas canadenses. A falta de recursos na região exige um bom planejamento, aliado a embarcações confiáveis e com maior capacidade de carga, onde as canoas de 17 pés fariam uma boa diferença!

 

 

 

 

 

 

 

 

 
   
   

Expedição "Rio Ribeira de Iguape - SP" 2002/2003/2004/2007.....

A manhã da partida, com as canoas e equipamentos sendo descarregados às margens do grande rio em Iporanga-SP, despertou a curiosidade do habitantes locais, especialmente para uma canoa em strip-planking de madeira/epóxi. Um senhor mais idoso fez questão de vir nos prevenir sobre os enormes riscos das corredeiras que nos aguardavam.... Então, depois de muitas estórias de arrepiar os cabelos, embarcamos e iniciamos um belíssimo passeio de pouco menos de 100km até Registro. É certo que algumas passagens realmente exigiram um pouco mais de técnica, mas chegamos bem ao nosso destino. Outra lembrança marcante foram as fortes chuvas, com um ruído quase ensurdecedor sobre as extensas plantações de banana da região.... Rio técnico com corredeiras Clsse I a II+.

 

 
   

EXPEDIÇÃO RIO DAS ALMAS 1996 (uma história completa!) (clique aqui)
Expedição "Rio Pelotas - SC/RS" 2005 - um relato COMPLETO! clique aqui

Expedição "Rio Cristalino - MT" 2004 - aguarde

 

 
   

Expedição "Rio Pardo Norte solo - SP" 1994 + 2002 a 2009 - em andamento

 

   
   

Expedição "Parque Nacional do Superagüi - PR" 2004/2009

Realizada em meados de 2004, com a participação de 8 canoístas em 04 canoas da Companhia de Canoagem (15 e 17 pés). Teve início no pequeno vilarejo de Ariri (SP), de onde remamos até a Ponta do Superagüi (PR) e retornamos (200km). As longas extensões de manguezais tornam as descidas em "terra" um pouco mais complicadas, exigindo que as paradas sejam feitas nas diversas comunidades locais onde, aliás, sempre fomos muito bem recebidos.

 
   

 

   

Em breve completaremos esta página com os relatos de diversas outras expedições realizadas entre 1990 e 2000.

 
   
   

   
   

 

   
   

 

   
     
 

 

产后丰胸精油哪种好,首先妈妈们要注意丰胸产品,在产后的时候妈妈们月经第一次来的时候应该是妈妈们丰胸的最佳时期丰胸酒酿蛋,主要要是是因为在这几天的时候妈妈的乳房是分泌最多的时候丰胸方法,同时也是乳房脂肪变多变大的最好的时候,所以在这段时间可以多用些,可以试试一天使用两次左右,但也要注意产品质量呢丰胸食物